Um ano depois...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ying e yang

O Bob e o Fred são muito diferentes. Por isso se completam, e se amam. E eu, como boa mãe, sinceramente, amo os dois o mesmo tanto. Antes de trazê-los para casa, confesso que tive medo de desenvolver alguma preferência. Todos aqui em casa desenvolveram -- a Camila gosta mais do Fred, o Daniel, mais do Bob. As visitas acham o Bob mais bonito, mas gostam mais do comportamento do Fred. A Helena, minha dublê de babá e secretária doméstica, ainda não se definiu. Mas a filhinha dela de cinco anos é como a maioria das visitas -- acha o Bob lindo, porém prefere o Fred. :))

Foi um pouco surpreendente pra mim notar essas diferenças entre eles tão claramente. Além das óbvias diferenças físicas -- um loiro, com pelo fino, opaco e áspero, outro de pelo curto, preto, grosso e brilhante; um com focinho mais fino, outro com focinho mais largo; um de olhos amendoados, outro de olhos mais redondos -- me surpreendi com as diferenças de temperamento. Ok, ambos são dóceis, inteligentes, alegres e companheiros. Mas as semelhanças param por aí. Sinceramente, eu -- como a maioria dos leigos, e olha que nem me considero uma leiga -- sempre achei que as duas raças eram primas, de comportamento/temperamento parecidos... embora alguns já tivessem me alertado que não era bem assim.

No entanto, nem o que ouvi que seriam as típicas diferenças entre as duas raças se aplica totalmente aos meus dois, individualmente. Em quase dois meses de convivência com essas duas pestinhas adoráveis,  muitas vezes acho que trocaram os chips na maternidade :))

Bem, vamos a elas, as diferenças

O Bob sempre é o primeiro. Para mim, no entanto, ainda não está claro qual dos dois será o líder -- no começo, achava que seria o Fred, depois passei a achar que seria o Bob. Talvez essa alternância entre eles seja um bom sinal, de que a líder sou eu! :))

O Bob é mais amoroso e ligado às pessoas, mais caseiro (prefere ficar do meu lado do que explorar o quintal); o Fred é mais "rueiro" (adora o mundo lá fora)

O Bob é mais ágil mentalmente, o Fred é mais ágil fisicamente - o Bob foi o primeiro a tentar subir no sofá, mas nunca conseguiu, o Fred quando tentou foi de primeira; mas o Bob sabe descer (se joga!) e o Fred não!

Apesar de mais amoroso, o Bob é mais desapegado das coisas, enquanto o Fred é mais ciumento -- das coisas e pessoas. Se eu chamo o Bob, ele vem de primeira; o Fred, nem sempre. Mas se o Bob vem, ele imediatamente corre atrás e vem também!

O Bob é mais impetuoso, mais atirado; o Fred é mais mental, mais "racional" :))

O Bob é mais curioso, o Fred é mais observador

O Fred é mais obediente, menos arteiro; o Bob é mais teimoso -- isso, definitivamente, eu não esperava... :)

O Fred rosna muito quando está brincando/disputando algo com o Bob -- ele leva tudo a sério! Mas o Bob faz mais cara feia, de "chihuaua assassino", como diz a Camila!

O Fred é (como todos os labradores que tive) o filhote mais limpo e higiênico que existe, aprendeu o lugar do xixi e do cocô em menos de uma semana, e NUNCA mais errou. Eu NUNCA precisei brigar nem repreendê-lo pra ele aprender. Sem sombra de dúvida, é excelente, nota 10 nesse quesito. O Bob é bom também, acima da média para um filhote de três meses -- mas eu daria nota 8, ele, ainda hoje, às vezes erra o lugar...

O Fred rói menos as coisas, e menos ainda a gente -- não costuma brincar de morder, com raras exceções (quando está muito excitado com brincadeiras). Mas é um pouco mais agressivo nas brincadeiras com o Bob. O Bob morde muito a gente, os pés das cadeiras e mesas...

O Bob, apesar de gostar de brincar de morder gente, tem a boca mais macia, os dentinhos menos afiados que os do Fred

O Bob pula e faz bagunça quando eu chego, ou quando vou dar comida; o Fred fica esperando (comida ou carinho) sentadinho, com aquela carinha de dó que só os labradores sabem fazer...

O Fred é bem mais forte que o Bob; uma vez eu e o Daniel juntos não conseguimos abrir a boca dele para fazer ele largar um pedaço de corda! E ele tem só três meses!!

O Fred destrói menos, mas gosta mais de comer porcarias do chão do que o Bob -- já vi ele comendo insetos, pedrinhas, folhas.... e não larga por nada!

O Bob me parece um pouco mais saudável e resistente, ele come de tudo e embora tenha os mesmos verminhos que o Fred, ficou menos afetado, cresceu mais nesses dois meses e teve menos dor de barriga

O Bob é uma draga, mais comilão, gosta de tudo. O Fred tem um paladar mais seletivo -- gosta de maçã mas não de banana nem de pêra, o Bob encara tudo! Ambos gostam de pão integral e de queijo fresco!

O Bob é mais gorducho, mais desengonçado; o Fred tem mais estrutura, mais osso.

O Fred aguenta melhor ser colocado no colo, o Bob odeia

Mas... curiosamente... o Bob aguenta melhor ser escovado, o Fred detesta! Ainda bem... afinal o Bob PRECISA, o Fred nem tanto

Curiosamente, também (e disso, haviam me avisado...) apesar de o Bob ser mais peludo e viver MUITO mais sujo e babado que o Fred, solta MUITO menos pelo que o Fred

:))

Nenhum comentário: