Um ano depois...

domingo, 8 de maio de 2011

Dia das mães - ou: cachorro também é filho (ou quase!)


Sei que muita gente vai achar que eu sou louca, cachorro não é gente. Claro que não é. Mas ao trazer um filhote pra casa, e por toda a vida, nós donos somos os responsáveis por ele.  Uma responsabilidade que, para mim que sou mãe de uma menina de 24 anos, é uma responsabilidade quase tão grande quanto. Quem tem um bichinho de estimação tão dependente quanto um cão sabe, ou deveria saber, disso. A diferença é que um filho bem criado um dia fica independente. Um cachorro, nunca.

Vamos às semelhanças?

Tem que limpar cocô e xixi, tem que levar no médico, fazer exames, dar remédio, vacinar, alimentar em horários regulares - aqui entra a responsabilidade adicional de escolher a dieta: ração (qual delas?), ou comida? Educar. Dar banho, escovar. Dar atenção, amor e carinho. Cuidar da segurança. Levar para passear. Socializar.

Acima de tudo, como aos filhos, temos que dar limites. Na verdade, o complicado é encontrar o equilíbrio entre cuidados de asseio e saúde, socialização, amor e carinho -- e o que pode e o que não pode fazer.

Assim como quando temos filhos, é fundamental contar com a ajuda dos outros, sejam pais, avós, babas, professores...

Mas é claro que é preciso também entender e respeitar a natureza de cada indivíduo. Não tive dois filhos, mas tenho uma irmã do mesmo pai e da mesma mãe, e somos completamente diferentes. Tenho dois filhotes da mesma idade, que chegaram em casa no mesmo dia, e de duas raças com características parecidas. Mas são bem diferentes um do outro. Ambos têm suas qualidades e defeitos. Para mim, ambos são cachorrinhos bem alegres, amigos e agradáveis. E não estou me deixando aqui levar pelo fato de ser mãe de ambos. Já tive vários cães e sei que alguns podem ser absolutamente intratáveis - aqui sim reconheço minha responsabilidade, ou por ter escolhido a raça errada para mim em determinado momento, ou por ter negligenciado algum aspecto da educação -- e até porque, por uma preferência pessoal, prefiro os alegres mas não hiperativos, inteligentes mas ao mesmo tempo obedientes, e sempre sempre gosto dos que são limpos por natureza (digo isso por que sei por experiência própria que alguns cães têm hábitos bem estranhos para a convivência humana, como comer cocô e fazer xixi na sua própria cama).

Bem, como feliz mamãe de dois lindos filhotões maravilhosos, que infelizmente não sabem falar, falo por eles: feliz dia das mães para mim! (ah, sim, da minha filha ganhei um lindo buquê de flores!)

Feliz dia das mães para todas as mães de filhotes humanos, caninos, felinos e todos outros seres vivos que dependem tanto da gente para crescer e ser feliz!

Um comentário:

Luciana disse...

Le, concordo, são quase filhos!! E merecem muita atenção, amor e respeito!! :) Bjos!!!!!!!!!