Um ano depois...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

No meu pé

Ganhei duas "sombras"! Do jeitinho que eu queria.
Estou muito contente. Eles me seguem pela casa o tempo todo, e quando eu paro, pra ver um filme na TV deitada no sofá, ler ou ficar no computador, eles se deitam quietinhos bem no meu pé!!!

Os dois 

O preto lindo charmoso

O loiro gordo peludo

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ying e yang

O Bob e o Fred são muito diferentes. Por isso se completam, e se amam. E eu, como boa mãe, sinceramente, amo os dois o mesmo tanto. Antes de trazê-los para casa, confesso que tive medo de desenvolver alguma preferência. Todos aqui em casa desenvolveram -- a Camila gosta mais do Fred, o Daniel, mais do Bob. As visitas acham o Bob mais bonito, mas gostam mais do comportamento do Fred. A Helena, minha dublê de babá e secretária doméstica, ainda não se definiu. Mas a filhinha dela de cinco anos é como a maioria das visitas -- acha o Bob lindo, porém prefere o Fred. :))

Foi um pouco surpreendente pra mim notar essas diferenças entre eles tão claramente. Além das óbvias diferenças físicas -- um loiro, com pelo fino, opaco e áspero, outro de pelo curto, preto, grosso e brilhante; um com focinho mais fino, outro com focinho mais largo; um de olhos amendoados, outro de olhos mais redondos -- me surpreendi com as diferenças de temperamento. Ok, ambos são dóceis, inteligentes, alegres e companheiros. Mas as semelhanças param por aí. Sinceramente, eu -- como a maioria dos leigos, e olha que nem me considero uma leiga -- sempre achei que as duas raças eram primas, de comportamento/temperamento parecidos... embora alguns já tivessem me alertado que não era bem assim.

No entanto, nem o que ouvi que seriam as típicas diferenças entre as duas raças se aplica totalmente aos meus dois, individualmente. Em quase dois meses de convivência com essas duas pestinhas adoráveis,  muitas vezes acho que trocaram os chips na maternidade :))

Bem, vamos a elas, as diferenças

O Bob sempre é o primeiro. Para mim, no entanto, ainda não está claro qual dos dois será o líder -- no começo, achava que seria o Fred, depois passei a achar que seria o Bob. Talvez essa alternância entre eles seja um bom sinal, de que a líder sou eu! :))

O Bob é mais amoroso e ligado às pessoas, mais caseiro (prefere ficar do meu lado do que explorar o quintal); o Fred é mais "rueiro" (adora o mundo lá fora)

O Bob é mais ágil mentalmente, o Fred é mais ágil fisicamente - o Bob foi o primeiro a tentar subir no sofá, mas nunca conseguiu, o Fred quando tentou foi de primeira; mas o Bob sabe descer (se joga!) e o Fred não!

Apesar de mais amoroso, o Bob é mais desapegado das coisas, enquanto o Fred é mais ciumento -- das coisas e pessoas. Se eu chamo o Bob, ele vem de primeira; o Fred, nem sempre. Mas se o Bob vem, ele imediatamente corre atrás e vem também!

O Bob é mais impetuoso, mais atirado; o Fred é mais mental, mais "racional" :))

O Bob é mais curioso, o Fred é mais observador

O Fred é mais obediente, menos arteiro; o Bob é mais teimoso -- isso, definitivamente, eu não esperava... :)

O Fred rosna muito quando está brincando/disputando algo com o Bob -- ele leva tudo a sério! Mas o Bob faz mais cara feia, de "chihuaua assassino", como diz a Camila!

O Fred é (como todos os labradores que tive) o filhote mais limpo e higiênico que existe, aprendeu o lugar do xixi e do cocô em menos de uma semana, e NUNCA mais errou. Eu NUNCA precisei brigar nem repreendê-lo pra ele aprender. Sem sombra de dúvida, é excelente, nota 10 nesse quesito. O Bob é bom também, acima da média para um filhote de três meses -- mas eu daria nota 8, ele, ainda hoje, às vezes erra o lugar...

O Fred rói menos as coisas, e menos ainda a gente -- não costuma brincar de morder, com raras exceções (quando está muito excitado com brincadeiras). Mas é um pouco mais agressivo nas brincadeiras com o Bob. O Bob morde muito a gente, os pés das cadeiras e mesas...

O Bob, apesar de gostar de brincar de morder gente, tem a boca mais macia, os dentinhos menos afiados que os do Fred

O Bob pula e faz bagunça quando eu chego, ou quando vou dar comida; o Fred fica esperando (comida ou carinho) sentadinho, com aquela carinha de dó que só os labradores sabem fazer...

O Fred é bem mais forte que o Bob; uma vez eu e o Daniel juntos não conseguimos abrir a boca dele para fazer ele largar um pedaço de corda! E ele tem só três meses!!

O Fred destrói menos, mas gosta mais de comer porcarias do chão do que o Bob -- já vi ele comendo insetos, pedrinhas, folhas.... e não larga por nada!

O Bob me parece um pouco mais saudável e resistente, ele come de tudo e embora tenha os mesmos verminhos que o Fred, ficou menos afetado, cresceu mais nesses dois meses e teve menos dor de barriga

O Bob é uma draga, mais comilão, gosta de tudo. O Fred tem um paladar mais seletivo -- gosta de maçã mas não de banana nem de pêra, o Bob encara tudo! Ambos gostam de pão integral e de queijo fresco!

O Bob é mais gorducho, mais desengonçado; o Fred tem mais estrutura, mais osso.

O Fred aguenta melhor ser colocado no colo, o Bob odeia

Mas... curiosamente... o Bob aguenta melhor ser escovado, o Fred detesta! Ainda bem... afinal o Bob PRECISA, o Fred nem tanto

Curiosamente, também (e disso, haviam me avisado...) apesar de o Bob ser mais peludo e viver MUITO mais sujo e babado que o Fred, solta MUITO menos pelo que o Fred

:))

quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Priminhos" do Fred

Minha amiga escocesa Romy, dona do Bruno, pai do meu Fred - o labrador que de Marley (aquele do filme) não tem nada, graças a Deus... - do Zack´s English Labradors, aqui de São Paulo, está com uma nova linda ninhada.

São nove, nascidos em 30 de março; tem machos e fêmeas das três cores! A mãe é amarela e o pai, preto.

Quem estiver procurando um lindo, saudável, alegre, obediente e calmo labrador, este é o endereço certo para começar: Zack´s English Labradors



Aqui eles estavam com aproximadamente uma semana

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sofá

Bem... quem tem cachorros -- ainda mais dois cachorrões como o Bob e o Fred -- não pode ter muito amor a móveis e objetos... eu sempre fui daquelas pessoas que gosta mais de espaço e sossego do que de luxo, por isso moro numa casa espaçosa (menos do que eu gostaria... :)) mas sem nada de especial. Meus dois sofás, por exemplo, têm 10 anos e já deram o que tinham de dar...  era bonito quando eu comprei, e o estofamento até que durou bastante, mas faz bem uns três anos que precisa de uma reforma. De lá pra cá, venho apelando às indefectíveis capas. Não acho lindo, mas foi o que deu pra fazer, minhas prioridades sempre são outras, e foi ficando assim mesmo. Agora que estou com esses filhotes é que não vou inventar de trocar nada né? Então... eles não vivem na sala mas toda noite eu deixo eles um pouco bagunçando aqui comigo quando eu chego.

Hoje, foi uma comédia. Fazia dias que o Bob estava querendo subir sozinho no sofá, mas apesar de toda impetuosidade, coragem , autoconfiança e determinação, suas patinhas ainda são meio curtinhas, e os pezinhos, com aquele monte de pelos, escoregam no piso frio da sala...

O Bob é muito ágil mentalmente, mas fisicamente o Fred é bem melhor. Não deu outra. Hoje o Fred estava correndo, brincando de pega pega com o Bob na sala e, na empolgação, saltou e subiu no sofá de primeira. Nem ele acreditou.

Mas o mais engraçado veio depois. Ele não tinha coragem de descer sozinho (o Bob já desce há alguns dias, quando a gente o coloca no sofá e ele quer descer, pula e pronto).  O Bob percebeu e ficou provocando. Ficava correndo que nem louco pela sala, parava em frente ao Fred latindo, parece que estava dizendo: desce daí, vem! E o Fred rodava de um lado pro outro no sofá, latindo, mas sem coragem de descer! Ficaram nisso uns 10 minutos, acho. Que figurinhas esses dois!!

Depois de tanta agitação os dois desmaiaram no chão da sala, estão aqui no maior ronco.

:))

Boa noite!

domingo, 10 de abril de 2011

Banho!

Hoje aproveitamos o domingo de sol para dar um banho (de cachorro: no quintal com esguicho!) nas duas pestinhas. Ainda bem que o Bob é mais calminho que o Fred na hora do banho, e na hora de secar... pois se fosse o contrário seria bem mais difícil!
:)
Ficaram lindos e cheirosos, mas logo depois começou a cair uma chuvinha fina e eu ja vi tudo, jaja teremos dois filhotes fedidos e molhados de novo!

Olha a foto do Fred deitadinho descansando depois do banho, na sua caminha vermelha.

Coisa linda (e limpa) da mamãe!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comédia!

Todo mundo sabe que a internet é uma fonte inesgotável de recursos.

Quando estou à toa, como todo mundo, adoro pesquisar bobagens. Atualmente, sobre cães mais do que tudo! Tenho encontrado coisas muito engraçadas, como essas. Vejam:



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hoje

Fotos que tiramos deles hoje! Enormes!!

PS: Fotos tiradas com iPhone a noite... dêem um desconto, na verdade eles são MUITO mais lindos que isso!!
:))


Melhores amigos!

Enorme! Três meses e 14 kg!

Há 20 dias, só para comparar com a foto de cima e com a debaixo!



Bob é sempre o primeiro a chegar... o Fred fica observando tudo!



Parece até um labrador de verdade! :))










Mascotes

A nova página MASCOTES já ganhou sua primeira contribuição, da minha amiga Denise Bueno e sua paixão, o poodle branco Nick (ou negão, para os íntimos). Confiram no menu ao lado, clicando em MASCOTES.

Obrigada, Dê querida!!

Amigos

Minha amiga querida do coração Lu me deu uma ótima ideia. Convido todos os amigos com bichinhos em casa a me mandar suas fotos, criei uma página só para vocês - MASCOTES!! Com direito a legenda e, claro, a histórias divertidas que vocês quiserem contar. Mandem para meu email que eu publico!!

Quem se habilita? Estou esperando!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Bis!

Hoje também foi um dia de festa! Nenhuma bagunça quando cheguei em casa! Eles estão cada dia mais comportados! :)

Ganharam maçã e água de côco, que eles adoram!

Também escovei o Bob (aquele peludinho dá trabalho pra ficar limpinho...) e tentei dar umas aulinhas... sem muito sucesso...

E peguei muito no colo, tenho que aproveitar, já está quase impossível, mais um mês e olha lá... depois nunca mais vai dar pra pegar no colinho...

Agora estão dormindo que nem anjinhos.

Boa noiteeeeee

A vida é bela!

Hoje cheguei em casa às sete e meia da noite e... surpresa! Nenhuma surpresa!!

Supercomportados, os filhotes não tinham aprontado NENHUMA arte!

Nenhum jormal picado pela casa, nenhum cocô ou xixi fora do lugar, nada roído ou destruído!! Nem acreditei que eu não tinha o que arrumar, limpar, brigar...

Dei uma banana pra cada um de recompensa -- picadinha, na minha mão -- além de muitos carinhos e "parabéns, muito bem".

E fomos todos felizes para sempre (até amanhã, claro!)

Tenham coragem, tenham filhotes!
:)

domingo, 3 de abril de 2011

Vivendo e (re)aprendendo

Nos últimos 20 anos, vivi rodeada de cachorros. Portanto, não sou inexperiente. No entanto, fazia dez anos que eu não sabia o que era ter um filhote de dois meses em casa -- um não, dois!

A ideia de pegar dois tem duas explicações: a família estava dividida quanto a qual raça escolher (labrador ou golden); e o fato de que o filhote ficaria sozinho boa parte da tarde.

Nas minhas experiências anteriores, sempre houve companhia/vigia para os filhotes novinhos em casa. Agora, minha filha cresceu, estuda e trabalha; e minha ajudante, braço direito por 22 anos, não dorme mais aqui, chega cedinho e vai embora as duas, três horas da tarde. Eu chego do trabalho lá pelas sete, oito da noite. E depois de um dia inteiro de trabalho e de tudo que eu continuo precisando cuidar (a vida não parou pra eu cuidar deles), minhas noites são total e exclusivamente dedicada a eles. Cuidar, limpar, educar, dar comida, brincar.

Enfim, de fato, eles se amam, fazem companhia um ao outro, e se completam. Bom demais para eles... mas para nós, os donos...  realmente é trabalho em dobro. Não aconselho de jeito nenhum dois filhotes de dois meses de uma vez a marinheiros de primeira viagem, a desacostumados, ansiosos, ou organizados demais. A casa fica muito bagunçada, vira deles. E as nossas vidas também! Pelo menos nos primeiros meses, depois tudo vai voltando ao normal, e vai sobrar completar a educação, fazer companhia, alimentar,  e providenciar muito, muito exercício.

Bem... todo esse preâmbulo pra dizer que não lembrava mais de muita coisa, e no primeiro mês, nossa, como apanhei até pegar o jeito de novo! O jeito de como se organizar minimamente, de descobrir a melhor maneira de fazer as coisas mais prosaicas -- quantos baldes, panos de chão, jornais, remédios, brinquedos, pratinhos, etc... -- como organizar barricadas para evitar minimamente artes, acidentes e acessos a lugares perigosos. E, principalmente, como deixar pra lá pra muita coisa! Afinal, cães ajudam a evitar problemas do coração, a se divertir e relaxar, não a se estressar mais. Cheiro de cachorro molhado, marcas de patinhas molhadas (de chuva, de xixi, da água do bebedouro...), buracos cavados nas portas, no piso de cerâmica (!!!), coisas derrubadas pelo chão... fazer as unhas da mão, pra quê? não duram um dia, de tantas vezes que tenho que meter a mão no balde cheio de amoníaco, torcer pano e passar no chão.

Também havia perdido o jeito (ainda não peguei de novo...) de escovar, limpar, ensinar comandos basiquinhos... com petisco ou sem? antes ou depois do jantar? aulas juntos ou separados?

E tem o capítulo alimentação, um caso à parte. E o capítulo doencinhas, verminhos... chatice total, inevitável! Ou quase, pois meu último rottweiler era tão saudável que nunca foi ao veterinário quando filhote, não tinha nada nunca!

Mas é aquela coisa, em dois tudo se multiplica, tudo passa de um para o outro...

Trabalheira danada.

Mas as alegrias são imensas.

E tem outro detalhe: isso passa como um raio.

Em um mês aqui em casa, eles dobraram de tamanho. Chegaram pesando em torno de 6 quilos em 26 de fevereiro, em 3 de abril, pesam 12!

Eles já estão um pouco menos agitados e bem mais obedientes, o trabalho já está diminuindo.

Vou colocar aqui na home coisas que tenham relação com ambos, com a criação/convivência/descobertas dessas duas pestinhas adoráveis. Mas criei páginas diferentes para falar de cada um deles separadamente também (veja relação no menu à direita), e uma de dicas sobre saúde, comportamento, alimentação, higiene, passeios... e o que mais eu aprender (ou reaprender) com eles daqui para a frente.

Aguardem!

sábado, 2 de abril de 2011

Meus filhotes


Decidi começar hoje um blog de brincadeira, sobre as vidinhas dos meus dois filhotes recém chegados em casa: o labrador preto Fred (nascido em 2 de janeiro deste ano) e o golden Bob (de 6 de janeiro). Chegaram juntos no dia 26 de fevereiro.

Já tive muitos cães. Contando apenas os da minha fase adulta, foram, pela ordem, a beagle Paty (nascida em outubro de 1992), a sheepdog Monalisa (novembro de 1993), a rottweiler Lilly (janeiro de 1994), os filhotes da Lilly, Vlad e Beta (dezembro de 1995), a labradora preta Tutty (1996), a labradora chocolate Scarlet (1997) e o rottweiler Max (janeiro de 2002). Meu querido Max morreu no dia 23 de dezembro do ano passado, às vésperas de completar nove anos.

Nem precisa dizer que eu adoro cachorros! Adoro os filhotes fofos, mas gosto ainda mais quando ficam adultos. Prefiro as raças grandes. Costumava gostar mais de fêmeas, mas há nove anos aderi aos machos -- são mais impetuosos mas me parece que, assim como entre nós, humanos, são mais fáceis de entender e de lidar, psicologicamente falando!
:)

Bem... além de registrar a passagem do tempo deles, suas gracinhas e descobertas, suas fotos... também pretendo registrar o que aprendi, e ainda tenho a aprender, observando e convivendo com eles.

Como este é meu primeiro blog, achei um bom assunto para a estreia. Vamos ver como me saio...

Se este blog receber visitas de apaixonados e/ou entendidos em cães, eu gostaria muito também de trocar ideias e experiências, ensinar e aprender mais sobre o maravilhoso mundo canino.

Sou jornalista mas, muitas vezes, me pego pensando se não deveria ter seguido meus instintos e me dedicado à psicologia animal e/ou à veterinária. Além de cães, que sem sombra de dúvida ocupam o primeiríssimo lugar entre os animais no meu coração, eu gosto muito de mamíferos de modo geral -- em particular dos grandes animais selvagens.

Vou colocar aqui na home coisas que tenham relação com ambos, com a criação/convivência/descobertas dessas duas pestinhas adoráveis. Mas criei páginas diferentes para falar de cada um deles separadamente também (veja relação no menu à direita), e uma de dicas sobre saúde, comportamento, alimentação, higiene, passeios... e o que mais eu aprender (ou reaprender) com eles daqui para a frente.

Bem vindos, e divirtam-se!